quarta-feira, 8 de abril de 2009

PostHeaderIcon A caminho da Páscoa Jovem Missionária



"Esta noite não dormi quase nada de tão ansiosa que estava", confessou a Flávia, de Alcaravela, estudante de gestão em Lisboa. "Quis ir à PJM há dois anos atrás e disseram-me que esperasse, porque não tinha a idade mínima, mas eu disse logo que não me tirassem da lista", desabafou. Valeu a pena a persistência! Quanto ás expectativas diz que "são muitas".

À Flávia juntou-se um colega, o César, também de Alcaravela, e mais 4 jovens da região de Fátima. Entre eles está o Tiago Santos, de Santa Catarina da Serra e estudante de economia em Coimbra. Na viagem até Fátima, para se juntar ao grupo, de onde partiria pouco depois, não escondia a sua alegria : "Hoje estou muito contente", dizia ao P. Albino que o fora buscar a casa. Pudera! Faz parte do grupo fundador do Jovens Missionários da Consolata (JMC Centro) e faltava-lhe, no seu "curriculum juvenil e missionário", participar na Páscoa Jovem Missionária.

A acompanhar este grupo de seis jovens pascoalinos da zona Centro, cheios de entusiasmo, vai o P. Jorge Amaro, animador missionário e recém chegado a Portugal, para onde foi destinado a trabalhar na Animação Missionária e Vocacional. Partiram todos ao inicio desta tarde a caminho da Páscoa Jovem Missionária, em Covelas, onde se vão juntar a mais 14, a maioria ligados aos grupos dos Jovens Missionários da Consolata do Cacém e de Águas Santas.

Há uma equipa de 7 animadores (Padres, Irmãs e Leigos) que os ajudarão a viver os acontecimentos fundamentais da nossa fé, celebrados no Tríduo Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus) numa perspectiva juvenil.

No caso destes jovens, a viagem até Covelas já se adivinhava animada: a propósito da crise actual, o economista Tiago prometia um vivo debate com a gestora Flávia. Gestores vs economistas: a quem atribuir as culpas da crise?! Que a Páscoa ajude cada um a encontrar a resposta para a causa-mãe de todas as crises: a da falta de Deus na sociedade, que se manifesta também num sistema económico sem ética. Que o esplendor do ressuscitado ajude cada um dos pascoalinos, a se deixarem tocar pelo vencedor da morte, de modo a poderem iluminar um mundo em busca de Vida. Em todos os sentidos!

O CJovem, que tem acompanhado e incentivado, deste o início da Quaresma, toda a caminhada dos pascoalinos, deseja a todos a vivência de uma excelente experiência pascal.

A. Brás

Pesquisar no PjM

Páscoa Jovem

Este é um blog sobre a Páscoa Jovem Missionária que se realiza todos os anos, organizada pelos Missionários da Consolata.

Aqui vais encontrar todos os temas de reflexão da Caminhada Quaresmal assim como os comentários, reflexões, fotos e tudo mais.

Enfim, este pretende ser o Diário de Bordo de todos quantos acompanham esta aventura 'diferente'.

Não hesites em contactar-nos para: pjmissionaria@gmail.com

Relax

Queres ser construtor de pontes?
↓ Treina aqui ↓