segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Inicio da caminhada quaresmal


Olá malta!

É certo que vos apanho ainda em ambiente carnavalesco mas ide já ficando com a mosca atrás da orelha. Ao Carnaval sucede-se a Quaresma, e à Quaresma a Páscoa Jovem precedida da Caminhada Quaresmal que se divide em tantas etapas quantos Domingos tem a Quaresma.

Neste ano de 2010, declarado ano sacerdotal pelo Papa Bento XVI, queremos dar especial ênfase à vocação sacerdotal vista nas suas duas vertentes: a comum dos fieis (todos somos, desde o Baptismo, sacerdotes, profetas e reis) e a ministerial, ou seja o sacramento da ordem.

À diferença das outras pessoas, em certo sentido, o sacerdote não tem vida própria e pessoal, daí não constituir família; é uma ponte que une Deus aos homens e os homens a Deus; lugar de passagem por onde Deus chega aos homens e os homens chegam a Deus.

Os Romanos inventaram as pontes, por isso o titulo do Imperador de Roma era “Pontifex Maximus”  - O Supremo engenheiro de pontes. Este titulo é hoje usado pelo Bispo de Roma, o Papa, e é dado muito antes disso a Cristo na carta aos Hebreus (4,14). Cristo ao ser Deus e homem é a perfeita conexão entre Deus e os homens. Por Cristo e em Cristo passa a humanidade para Deus, pois Ele é o caminho, a verdade e vida…

Tal como Cristo, nós, os seguidores da sua obra, devemos construir pontes e ser pontes dos homens para Deus e entre os homens. Quando somos missionários estamos a ser pontes entre culturas; quando mediamos num conflito e somos pacificadores estamos a ser uma ponte de união entre as partes divididas pelo fosso da discórdia.. Há muitas formas de ser pontes, nesta Páscoa vamos descobrir algumas. Uma ponte é um lugar de passagem e Páscoa significa isso mesmo: passagem.

P. Jorge Amaro, IMC

Para participares nesta Páscoa Jovem inscreve-te AQUI.

Nota: As inscrições destinam-se apenas a quem quer participar na PjM2010. Todos podem participar na Caminhada, os temas vão ser disponibilizados aqui no blogue logo não é necessária inscrição.


Pesquisar no PjM

Páscoa Jovem

Este é um blog sobre a Páscoa Jovem Missionária que se realiza todos os anos, organizada pelos Missionários da Consolata.

Aqui vais encontrar todos os temas de reflexão da Caminhada Quaresmal assim como os comentários, reflexões, fotos e tudo mais.

Enfim, este pretende ser o Diário de Bordo de todos quantos acompanham esta aventura 'diferente'.

Não hesites em contactar-nos para: pjmissionaria@gmail.com

Relax

Queres ser construtor de pontes?
↓ Treina aqui ↓