domingo, 21 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Caminhada Quaresmal 2010: Tema 1


Ser ponte para… LIGAR PESSOAS
A outra margem…
“Trago uma triste notícia. Acabou de morrer uma pessoa! Caiu ao rio!” – era a notícia que se tinha espalhado pela aldeia.
O furacão tinha passado e as chuvas torrenciais tinham destruído a única passagem que ligava as duas populações. Era uma notícia grave. Naquele momento, as pessoas de Mujavangue e as pessoas de Mapinhane tinham ficado separadas entre si. A natureza acabava de criar um rio de 60 metros de caudal, rio esse, até aí inexistente. O povo de Mujavangue já não tinha transporte para a vila. As crianças deixaram de poder ir à escola. Os agricultores não conseguiam ir trabalhar para os seus campos de cultivo. As mulheres não conseguiam atravessar para a outra margem para irem bombar água do furo para os seus cântaros. Os comerciantes não conseguiam atravessar para vender o peixe e os cocos no mercado local.
Mas chegou o dia em que um missionário pensou para si mesmo e disse “não posso continuar a ver estas duas aldeias separadas, as crianças sem irem para a escola, as pessoas sem irem para os campos de cultivo” e chamou por ajuda.
Chegaram homens que conheciam a forma de projectar uma ponte, de fazer a ligação entre duas margens e começaram uma obra. Juntaram pedras, procuraram areia de boa qualidade, trouxeram cimento e puseram-se ao trabalho. No local a pedra era calcária e semi-dura; então os pedreiros tiveram de ir mais longe procurar pedra mais escura e rica em ferro. Queriam pedra mais sólida. Uniram as pedras com uma mistura de cimento e areia numa proporção de 1 para 4. Sabiam que essa mistura de pedras e cimento tinha de ser bem conseguida, pois a areia em excesso iria retirar solidez, assim como o cimento em excesso iria abrir fendas e quebrar.
Passaram longos meses, talvez mais de um ano e estes empenhados pedreiros edificaram uma ponte que fez a maior alegria para as pessoas da aldeia – uniram os povos de Mujavangue e Mapinhane, uniram as famílias que estavam separadas, ligaram a aldeia à Vila onde passava a Estrada Nacional… e a partir dessa obra, a separação inicial deu lugar à união.
(nota importante: esta história é verídica e teve lugar em Moçambique)

A ligação…
Evangelho segundo S. Lucas 4,1-13.
Cheio do Espírito Santo, Jesus retirou-se do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde esteve durante quarenta dias, e era tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, quando eles terminaram, sentiu fome.
Disse-lhe o diabo: «Se és Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão.» Jesus respondeu-lhe:
«Está escrito: Nem só de pão vive o homem.»
Levando-o a um lugar alto, o diabo mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do universo
e disse-lhe: «Dar-te-ei todo este poderio e a sua glória, porque me foi entregue e dou-o a quem me aprouver.
Se te prostrares diante de mim, tudo será teu.»
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.»
Em seguida, conduziu-o a Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo,
pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, a fim de que eles te guardem;
e também: Hão-de levar-te nas suas mãos, com receio de que firas o teu pé nalguma pedra.»
Disse-lhe Jesus: «Não tentarás ao Senhor, teu Deus.»
Tendo esgotado toda a espécie de tentação, o diabo retirou-se de junto dele, até um certo tempo.

O processo de construção…
A Quaresma é o processo de construção dos alicerces para a festa da Páscoa. É o tempo propício para projectar o compromisso que queremos abraçar nestes 40 dias. Há que juntar as pedras. Procurar um bom fornecedor de cimento. Inspeccionar o local de onde podemos tirar areia de boa qualidade. E fazer um estudo topográfico do local onde posicionar os alicerces.

No entanto, o pedreiro que constrói uma ponte, é confrontado com tentações que podem alterar a qualidade da obra.

A tentação de comprar material barato, que pode fazer ruir a construção, pode assemelhar-se à tentação de fechar-me em mim mesmo e não olhar para as outras pessoas que me cercam.

A tentação de procurar pedras que não sejam ricas em ferro, que se podem partir e transformarem-se em areia, equivale à nossa tentação de procurar apenas relações superficiais: através da net, ser amigo só dos amigos, ser um jovem com a cabeça cheia de pensamentos egoístas e consumistas, que só pensa no “prazer próprio”.

Na construção de uma ponte, o pedreiro deve fazer a ligação de todos os materiais em proporções rigorosas, caso contrário, a construção irá abrir fendas ou desmoronar-se. A tentação de não aceitar os outros como são, de os tratar como um simples objecto de consumo e prazer pessoal, esquecendo a sua parte humana, fará de mim um ser humano sem solidez que se irá desmoronar, abrir fendas e, no fim, ruir.

A passagem…
Para te ajudar a reflectir:
1- Os materiais (pedra, cimento, areia) são a base para uma boa construção. O que consideras que é importante fazer para construir os alicerces da tua Quaresma, que começa agora?
2- Quais as fendas e mal-formações que encontras na tua personalidade, que te impedem de olhar para Deus e para as pessoas que vivem na tua escola, na tua família, no teu grupo?
3- A atitude do missionário é concreta e vai de encontro à necessidade do outro. Quando ele vê o que se passa naquelas duas aldeias, ele traça um plano. Analisa como estás a viver e traça um plano de acção para edificares o teu compromisso para esta Quaresma. Que compromissos em concreto queres assumir?

Nota: Para participares na Caminhada Quaresmal basta enviar a tua reflexão para o mail da PjM. Se queres participar na PjM2010 tens de te inscrever primeiro.

Download do tema
em PDF:

Pesquisar no PjM

Páscoa Jovem

Este é um blog sobre a Páscoa Jovem Missionária que se realiza todos os anos, organizada pelos Missionários da Consolata.

Aqui vais encontrar todos os temas de reflexão da Caminhada Quaresmal assim como os comentários, reflexões, fotos e tudo mais.

Enfim, este pretende ser o Diário de Bordo de todos quantos acompanham esta aventura 'diferente'.

Não hesites em contactar-nos para: pjmissionaria@gmail.com

Relax

Queres ser construtor de pontes?
↓ Treina aqui ↓